Prótese Dentária
A substituição dos dentes ausentes ou extraídos, normalmente, é recomendada com o objetivo de devolver o correto funcionamento dos maxilares, além de colaborar para a melhora da estética, fonética e autoestima das pessoas. A prótese dentária é a especialidade da odontologia que cuida da reposição artificial destes dentes. Podemos substituir os dentes perdidos com vários tipos de próteses:
Prótese removível total: esta prótese é chamada comumente de “dentadura”. É indicada para as pessoas que não tem mais seus dentes naturais. São utilizados em sua confecção, dentes artificiais pré-fabricados. Apenas como informação, o Brasil tem cerca de 26 milhões de pessoas completamente desdentadas (14,4% da população brasileira – fonte OMS) e ainda hoje são confeccionadas muitas próteses totais!
Prótese removível parcial: este tipo de prótese pode ser indicado para pessoas que perderam apenas alguns dentes. Ela utiliza dentes artificiais pré-fabricados que são retidos ou “fixados” aos dentes naturais por meio de grampos metálicos. Ela deve ser retirada da boca pelos seus usuários para que seja feita a sua limpeza e dos dentes naturais. Foi chamada há algum tempo atrás de prótese tipo Roth.
Prótese fixa parcial: assim como nas próteses descritas anteriormente, estas próteses são indicadas para pessoas que perderam apenas alguns dentes, mas aqui, os dentes artificiais são fixados aos próprios dentes naturais e não podem ser retirados da boca pela pessoa. São realizados desgastes nos dentes naturais onde a prótese se “encaixa” e aí, ela é fixada com a ajuda de cimentos especiais. Neste tipo de prótese, os dentes artificiais são confeccionados individualmente num trabalho artesanal realizado com muita técnica, perícia e senso artístico.