Implantodontia - Reabilitação Oral

É a especialidade odontológica que tem como o objetivo a reabilitação oral por meio de implantes dentários que se anexam na mandíbula ou maxila e servirão de suporte para as próteses unitárias, parciais, removíveis ou próteses totais.

Implantes dentários

Implantes dentários são pequenos parafusos de titânio fixados nos ossos maxilares para sustentarem as próteses dentárias. Foram idealizados na Suécia, pelo médico ortopedista Prof. Bränemark há mais de 45 anos.

Inicialmente, o Prof. Bränemark usou 05 ou 06 implantes instalados na mandíbula (arcada inferior) para segurar uma prótese com 10 dentes e isto funcionou tão bem que os resultados chamaram a atenção de toda comunidade médica. Com o passar dos anos e o avanço dos estudos em todo o mundo, foram sendo criadas inovações e novas tecnologias e hoje podemos usar os implantes em quase todas as situações onde se queira repor dentes ausentes.

O tratamento com implantes dentários deve ser muito bem planejado e todas as situações específicas em cada caso devem ser avaliadas individualmente: quantidade disponível e densidade dos ossos maxilares, condições gengivais, posição e situação dos dentes presentes, além de hábitos como o fumo, ranger de dentes e higiene bucal são apenas alguns dos pontos importantes a serem avaliados.

Na maioria dos casos, após a cirurgia de instalação dos implantes (que é feita no consultório odontológico com anestesia local) espera-se um período de aproximadamente 04 a 06 meses para a sua cicatrização e só depois então, são realizadas as moldagens para serem confeccionadas e fixadas às próteses dentárias. Atualmente, em algumas situações específicas podemos instalar os implantes e colocar as próteses no mesmo dia ou no dia seguinte à cirurgia. Tudo isso representa um grande avanço e uma possibilidade de repor os dentes perdidos, o que deixa as pessoas muito entusiasmadas e satisfeitas.