Periodontia

Este é o conjunto de tecidos que está ao redor do dente e que é responsável pela sua fixação: gengiva, osso alveolar e fibras que ligam a raiz ao osso. Os mais comuns incomodos tratados nesta área é a Doença Periodontal (DP) e a Gengivite.

Suas principais características são: o comprometimento dos tecidos periodontais pelo processo inflamatório, que leva à reabsorção do osso que está ao redor das raízes dos dentes, enquanto que, na gengivite, não há alteração óssea, pois a inflamação só atinge a gengiva.

O sinal mais característico da DP é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço, etc.

Vale lembrar que na DP não é possível o tratamento somente com medicamentos, sejam estes locais ou sistêmicos, isso porque a placa bacteriana aderida ao dente precisa ser removida mecanicamente.

A DP tem como principal causa a placa bacteriana aderida ao dente, porém algumas alterações na gengiva podem estar associadas a causas hormonais, uso de alguns medicamentos, queda de resistência, etc.

Neste caso, o tratamento é por meio da remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda a área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas, para facilitar o acesso.

Entretanto, ao contrário da gengivite, a DP deixa sequelas relacionadas às alterações estéticas, tais como: deslocamento na posição do dente, retração gengival com consequente aumento no comprimento do dente, etc. Vale lembrar que existem procedimentos cirúrgicos e protéticos que podem minimizar esses defeitos e que estamos aptos a realizar.